top of page

Guerra de BBs: Standard VS Bio

Atualizado: 6 de fev. de 2021

Uma simples decisão que pode ter um importante impacto ambiental.

Desde o momento em que foi reconhecido como desporto até à atualidade o airsoft tem estado em constante evolução, o que leva a um aumento de supervisão das entidades competentes.


Se pensarmos nos primórdios do airsoft nacional, talvez devido à escassez de informação, a esmagadora maioria dos jogadores não pensava em grandes especificidades mas felizmente a modalidade tem se tornado cada vez mais competitiva tanto a nível nacional como internacional.


Uma das consequências da competitividade é a procura pelo melhor equipamento e isso pode ter um grande impacto ambiental. Prova disso são as BBs biodegradáveis que alguns consideram uma desvantagem em campo quando comparadas com as BBs standard. O airsoft prende-se desde o início com honra e fairplay, mas será que esses conceitos não devem ser aplicados a questões mais abrangentes como o impacto ambiental?


Um carregador de capacidade média (mid-cap) tem cerca de uma centena de BBs de ABS, o que multiplicado pelos vários utilizados em equipa numa simples manhã de airsoft pode tornar-se desastroso, especialmente quando se trata de espaços ao ar livre.


Por enquanto ainda não existe uma limitação e ambos os tipos de BBs são comercializados pelas grandes marcas mas torna-se cada vez mais imperativo que seja o jogador a antecipar o futuro do airsoft através de bons hábitos.


O que é uma BB standard (não biodegradável)?

Independentemente do peso, as BBs (ball bearing) distinguem-se facilmente pelo seu aspeto esférico de 6mm de construção maioritariamente em ABS. Material esse que foi definido desde o início como sendo bastante útil, primeiro devido ao seu custo mínimo de produção e depois, por ser plástico, conseguir reduzir os danos aquando do impacto.


A desvantagem do ABS é a sua durabilidade e os efeitos que isso pode provocar no meio ambiente. Aliás, é possível de pensar que muitas das BBs que vê-mos espalhadas pelos campos de airsoft estão lá desde os primeiros jogos. Algumas há 5, 10 ou até 15 anos. Infelizmente, e mais propriamente em espaços abertos, meia dúzia de anos é tempo mais que suficiente para se tornar uma ameaça real à fauna local.


Qual a alternativa?

Com o passar dos anos começaram a surgir as questões da poluição entre jogadores, equipas e marcas um pouco por todo o mundo, especialmente por se perceber que se não se alterasse estes comportamentos o airsoft como hoje o conhecemos podia vir a tornar-se limitado por ordem das variadas organizações ambientais.


As BBs biodegradáveis ​​foram então projetados para funcionar exatamente como as BBs de ABS. A única diferença seria mesmo a questão de ser biodegradável e de "favorecer" em muito o meio ambiente e reduzir o seu impacto ambiental.


Estes acabam por se decompor no ambiente devido à ingestão por todo o tipo de organismos vivos - bactérias, fungos e por aí fora. Esse tipo de processo deve-se aos materiais de que é feito. Em vez do ABS como nas BBs Standard, as BBs biodegradáveis são produzidas unicamente com materiais de origem vegetal o que facilita a sua decomposição. Este tipo de BBs desaparecem por completo do meio ambiente em um ano.


Utilizar BBs biodegradáveis não pode mais ser uma escolha mas sim um objetivo. Um objetivo por nós, pela modalidade e pelo mundo.

158 visualizações0 comentário
Banner_0002.png
144050100_2879739058930816_1035571170876

DISPONÍVEL EM JULHO

image00001.png
270978_wiley-x_t1200-1.jpg
Wiley_X_Logo_Black_APP.png
BlackHawk-trasparente.png

JÁ DISPONÍVEL

bottom of page